Sinopse:
Está presente nessa edição a história dos Mamulengos Encantados. Narrativa que mescla desde a magia ao suspense, ao mistério à imaginação. Na grande parte dessa história, temos Léo Pajeú explorando a Imaginação e todas as suas facetas.
Os Mamulengos Encantados são feitos de uma Árvore Encantada, um Mestre que constrói bonecos mamulengos para fazer apresentação para crianças e também ganhar algum dinheiro nas ruas da cidade Carpina na zona da mata pernambucana, sai um dia de casa para a mata, tinha de encontrar uns paus de Mulungu ou Umburana para fazer seus bonecos, mas nesse dia ele encontra uma árvore diferente, percebe que aquela árvore, ali no meio das outras o chama atenção.
Primeiro o Mestre pega um pequeno pedaço de madeira da árvore para testar, com seu canivete afiado começa a projetar um minúsculo boneco no pedaço de madeira, assim que termina o Mamulengo, o mesmo em um toque de mágica ganha vida, mas é muito pequeno para continuar intenso e a árvore o absorve, como se o tivesse levado para dentro de si.
O Mestre então percebe que pode fazer um boneco maior, para que esse tenha vida, na intenção de poupar a árvore, leva apenas um pedaço, é suficiente para transforma-lo em um Mamulengo.
O Mestre varou a noite, e pela manhã percebeu que fez um lindo Mamulengo, era mais parecido com gente que qualquer outro boneco de tão caprichado que estava, o boneco encantado não era só um boneco comum, era mágico, a árvore dava esse encanto, mas...