O QUARTO PODER E A INTERFERÊNCIA NAS MEDIDAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
A política e os políticos trabalham com um material especial, que é a credibilidade. A matéria prima da política é a credibilidade, um capital simbólico. Ora, a mídia é o meio de produção desse capital, tanto para construí-lo, como para destruí-lo, como é o caso do escândalo político. Quando se fala em mídia como quarto poder é necessário ressaltar, de imediato, que esse assim chamado poder também ser um poder usurpado. Isso por que esse poder que a mídia se atribui não lhe foi conferido pelo povo, origem do poder legítimo nas sociedades democráticas. A mídia se arrogou esse poder por conta própria, sem levar em conta a população, mas baseada apenas em sua força econômica, política e ideológica, acumpliciando-se a setores da classe política. Ninguém conferiu esse poder a ela.
Existe um paralelo entre a colonização do Brasil e a implantação da mídia eletrônica. Da mesma forma que o nosso território foi loteado em capitanias hereditárias doadas a determinadas famílias, há hoje um loteamento da mídia escrita, falada e televisada entre algumas famílias. O coronelismo tradicional se definia pelo poder e autoridade dos proprietários das terras no controle político e o outro moderno consiste na posse da mídia eletrônica a serviço de bens de capital, estabelecendo estreita relação entre ambos. Grandes jornais são adquiridos por empresas fabricantes de armas, logo as últimas guerras mostraram que a primeira vítima das batalhas é a verdade. A mídia influi diretamente nas famílias e em várias instancias da sociedade. Por que não educa para ser entendida? A construção da democracia em qualquer pais passa necessariamente pela democratização da mídia em sua relação com a sociedade, caso contrário estaremos fadados a nos rendermos ao seu papel de quarto poder, lesivo aos interesses intencionais.
A força da mídia não está apenas em construir a realidade, mas também em ocultá-la. Quem tem poder para difundir notícias, tem poder para manter segredos e difundir silêncios. Podemos concluir que uma parte do que de importante ocorre no mundo, ocorre em segredo e em silencio, fora do alcance dos cidadãos. A média de horas que um brasileiro fica diante da TV é de 4 horas, recebendo uma grande 'carga de informação', porém cabe a nós perceber que a mídia não é onipotente. Devemos exercer de forma pacifica e legitima o nosso poder, diria o quinto poder, lutando pela democratização dos meios de comunicação, pois com isso certamente a mobilização popular e as iniciativas de mudanças serão muito mais fáceis e rápidas.
Hoje em dia é comum ao assistir uma reportagem sobre desmatamento, queimadas, invasões, plantações ou alguma devastação natural, ouvir do repórter que as ocorrências ou fatos equivalem a tantos campos de futebol, isso demostra uma interferência nas medidas físicas e matemáticas que nos ensinam nas escolas e o qual devíamos usar em nosso dia a dia nas diversas situações e ações. Espero que isso não se torne regra, pois ao comprar uma casa ou apartamento o corretor não diga que o imóvel equivalha a um quinto, ou um décimo de um campo de futebol, uma chácara ou uma fazenda possa equivaler a 10 ou 90 campos de futebol. O Produtor rural chega ao banco que irá financiar sua plantação e o gerente logo fala: Quantos campos de futebol o senhor vai plantar este ano, temos um juro menor de acordo com a quantidade de campos de futebol que será usado para sua plantação.
A alienação que a mídia prega pelo futebol no Brasil lembra muito dos antigos coliseus, arenas criadas para jogos e competições mortais o qual a população pobre ia torcer e junto com o rei definir que morria ou vivia depois de um sanguinário combate. Na atualidade no Brasil acontece a mesma coisa, os estádios estão sempre cheios em horários nobres impostos pela mídia no intuito de alienar o torcedor o qual veste sua camisa e volta suado ou ensanguentado após uma vitória ou derrota de seu time de coração.
Área é um conceito matemático que pode ser definida como quantidade de espaço bidimensional, ou seja, de superfície. Existem várias unidades de medida de área, sendo a mais utilizada o metro quadrado e os seus múltiplos e submúltiplos. As medidas de superfície estão presentes em nosso cotidiano, principalmente em situações relacionadas à compra de um terreno, aquisição de uma casa ou apartamento, pintura de paredes, ladrilhamento de pisos, entre outras situações. O metro quadrado (m²) é a medida mais utilizada na medição de áreas, mas em algumas ocasiões, outras unidades de medidas como o km² são utilizadas. Por exemplo, na previsão da área de uma reserva florestal ou na medição de um lago de uma usina hidrelétrica, o km² é considerado uma medida mais usual, pois expressa superfícies de grandes extensões.
No Brasil, além das unidades usuais referentes ao
m² e ao km², as pessoas utilizam algumas medidas denominadas agrárias. Entre os proprietários de terras e corretores, as medidas utilizadas cotidianamente são as seguintes: are (a), hectare (ha) e o alqueire. Entre as medidas agrárias, o are é considerado a unidade de medida fundamental, correspondendo a uma superfície de 100 m², mas atualmente ele é pouco utilizado.
Medida é a ação e o efeito de medir (comparar uma quantidade com a sua unidade ou algo não material com outra coisa; moderar as ações ou as palavras). Pode-se tratar, por conseguinte, do resultado de uma medição.
Medida
Grandeza determinada, que serve de base para avaliar outras grandezas:
O metro é medida de extensão.
Ato de medir.
Extensão
ou grandeza que se pode calcular.
Vaso, de grandeza determinada, para avaliar a quantidade de certos
objetos.
Régua
ou qualquer tira graduada, com que se tomam certas medidas.
Grau.
Bitola.
Proporção:
na medida das minhas forças.
Baliza.
Alcance.
Cálculo.
Regra; ordem, boa disposição.
Moderação.
Predisposições; projeto.
Compasso musical.
*
Bras. do N.
Porção de dez litros.
(Do lat.
metita)
Medida (matemática) — em matemática, é uma noção envolvida com o que se poderia chamar de
"tamanho" de um conjunto, estruturado ou não
Medida (física) — em física, é uma noção intimamente relacionada com a correspondente noção em matemática. Difere, contudo, por sempre estar associada com alguma unidade
Em
física, uma medida é o resultado do ato de medir. É a atribuição de um valor numérico a certos objetos ou eventos. É a chave para muitas das ciências naturais, tecnologia, economia
ciências e também de pesquisas quantitativas em ciências sociais.
O objetivo de uma medida é atribuir um valor, de quantidade particular, ao objeto ou evento medido. Medir significa comparar uma quantidade de uma grandeza física com outra de mesma natureza, tomando uma delas como um padrão pré-definido.
Unidade de medida — medida (ou quantidade) específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.
De acordo com as regras da Federação Internacional de Futebol (Fifa), os campos de futebol devem ter dimensões que variam entre 90 metros e 120 metros na linha lateral e entre 45 metros e 90 metros na linha de fundo, tendo em vista que, obrigatoriamente, a lateral deve ser maior que a linha de fundo.
O regulamento da Fifa afirma ainda que, em jogos internacionais, as dimensões devem ficar entre 100 metros e 110 metros para a lateral e 64 metros e 75 metros para a linha de fundo.
REFERÊNCIAS:
Tempos de Vargas, O rádio e o controle da Informação ---- OTHOM JAMBEIRO
Mídia e Democracia:
O Quarto VERSUS o Quinto Poder ----- Pedrinho A. Guareschi
O campo televisivo e a política nacional
(1950-1970) ---- Sonia Wanderley (Profa. Dr.a UERJ / UGF)
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia-do-brasil/a-midia-quarto-poder.htm
SILVA, Marcos Noé Pedro Da. "Medidas Agrárias ";
Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/medidas-agrarias.htm>. Acesso em 19 de julho de 2016.
http://conceito.de/medidahttp://www.dicionarioweb.com.br/medida/http://tallesfellipe.blogspot.com.br/2010/10/medidas-oficias-de-um-campo-de-futebol.html